Loader VianaTV

Quem somos

A VTV – VianaTV, antiga TIVC, Televisão Independente de Viana do Castelo, foi criada em 5 de Março de 2008.

A ideia partiu de um jovem de Viana do Castelo com uma larga experiência no audiovisual, que sensibilizado para a premência de criar uma estrutura capaz de registar em vídeo documental a diversidade de eventos e acontecimentos culturais da cidade e freguesias envolventes.

A tivc.tv no primeiro ano acompanhou de imediato os melhores momentos da vida da cidade de Viana do Castelo; esteve na abertura das comemorações dos 750 anos do Foral de Viana do Castelo, na Feira Medieval e Cortejo medieval, na cobertura da Romaria da Sra. D’Agonia, sublinhamos aqui a Alvorada, a Revista de Gigantones e Cabeçudos, Desfile da Mordomia, Procissão Solene, Procissão ao Mar, cortejo Etnográfico, Serenata, etc.…

A tivc.tv inovou e mantêm-se na vanguarda em Viana do Castelo, pois congratula-se por ser a única TV online de Viana do Castelo com estúdio próprio, o qual na sua polivalência permite gravar todos os formatos de programa e entrevistas.

A 15 de Março de 2008, a tivc.tv gravou a primeira entrevista em estúdio com a produção do programa “Conversas com Né Basto” que teve a honra de iniciar o ciclo de grandes entrevistas a diversas personalidades do concelho com o Presidente da Câmara Municipal na altura em exercício Dr. Defensor Moura.

No mesmo programa seguiram-se outros vultos a Dra. Flora Silva ex-Vereadora da Cultura, padre Coutinho, Dr. Freitas (falecido) proprietário da Ourivesaria Freitas e mentor do Museu do Ouro, ainda merece destaque mencionar a entrevista ao representante do movimento contra as portagens na A28 e Associação de Reformados de Viana do Castelo ou ao Olímpico Vianense.

A TIVC orgulha-se também dos seus muitos colaboradores, colaboradores que com grande criatividade e espírito de equipa elaboram e apresentam programas que mereceram a atenção de inúmeros espectadores, como é justo dizer em relação ao professor Cunha Dias (falecido) ou à taróloga Gabriela Barros.

No último trimestre de 2008 conjuntamente com uma rádio local, a tivc.tv encetou a realização de um programa alusivo aos 750 da Cidade de Viana, projeto que assentou em dois pilares; dar a conhecer o melhor das 40 freguesias do concelho e em simultâneo fazer um levantamento antropológico e cultural de Viana do Castelo.

A evolução na continuidade não pára e em Julho de 2009 a tivc.tv, adota uma nova imagem, um novo logótipo, passando assim a perspetivar um maior dinamismo que aposta na renovação de conteúdos mantendo, no entanto, a intervenção do seu repórter de imagem em diversos eventos e festas culturais e desportivas entre outras. Em Agosto de 2009 a tivc.tv, acompanha novamente a Romaria da Sra. D’Agonia e desta vez com narração descritiva nos apontamentos de reportagem, sendo também a 1ª Tv. On Line de Viana a colocar esses apontamentos de vídeo sobre as festas na internet.

Em Setembro de 2009 mais uma vez ativc.tv dá o exemplo de pioneirismo iniciando na sua programação a apresentação de espaços desportivos abertos ao desporto regional e nacional como o Hóquei-Patins, acompanhando desde o início do campeonato nacional da 1ª divisão na prestação da equipa da Associação Juventude de Viana, bem como na taça Cers e jogos particulares.

Em Outubro de 2009 a tivc.tv inicia o acompanhamento dos jogos do SC Vianense nomeadamente no estádio Dr. José de Matos.

Com a entrada de 2010 a tivc.tv movimenta-se em torno de um novo projeto, começando pela renovação dos modelos e conceitos de Web-tv e multimédia, planifica desde logo novos conteúdos e executa a produção de programas para estreia e agendamento e outros já em fase de gravação. Até final do ano 2009 sublinhamos a tivc atingiu o número recorde de 250.693 visitantes num ano apenas!

No ano de 2010 a Televisão Independente de Viana do Castelo tivc.tv a par da audácia, irreverência, criativa e tecnologia, no primeiro mês do ano inaugura um novo site que renova o design da página Web e amplifica para os utilizadores a interatividade, por isto, mas não apenas pois muito mais teríamos para comentar fica no entanto a certeza que tudo o que fazemos é para lhe agradar. Aqui à distância de um click conte com a tivc.tv.

Em 2012 entramos na plataforma MEOKANAL na posição 937515 (para já está em stand by) no mesmo ano tivemos no programa da TVI ” Você na tv” programa de Manuel Luís Gocha e Cristina Ferreira no mesmo ano ainda apostamos na transmissão em direto com Net 4G.

No ano de 2017 apresentamos uma nova dinâmica com o aparecimento e ajuda do nosso mais recente colaborador Luis Teixeira que com a sua vasta experiência e mais valia no conhecimento da comunicação rádio veio transformar para melhor o nosso meio de comunicação audiovisual onde começamos por apresentar mais reportagens no exterior e a emissão de vários programas bem como várias outras transmissões em direto criando assim uma maior atratividade a todos os telespetadores e seguidores do canal no Facebook. Em 2018 surge com a colaboração de um novo parceiro a Blisq creative uma nova imagem da televisão online passando a ser mais fácil fixar e pronunciar o seu nome, “VianaTV”. Contamos atualmente com alguns colaboradores para apresentar os seus programas de autor na nossa programação e ainda um espaço de informação diário com os destaques de imprensa e a divulgação de eventos culturais musicais e desportivos.

Agradecemos o enorme crescendo na transmissão especial na cobertura da Romaria da Sra. D`Agonia com o “VianaTV na Romaria” com um alcance de 510.612 pessoas com visualizações de 171.160 seguidores de Facebook. A todos os nossos cerca de nome mil seguidores informamos que temos em estudo algumas novidades que serão apresentadas para breve. Porque gostamos que cresçam connosco aceitamos as vossas melhores sugestões que podem ser enviadas para o email geral@vianatv.pt, e não esqueça que brevemente estamos com novo site em: www.vianatv.pt.

Caro telespectador, caro anunciante, a VianaTV é uma aposta ganha que tem como objetivo dignificar não só o nome do distrito de Viana do Castelo, mas também o das suas empresas.

Conte connosco. VTV

Estatuto editorial da Viana Tv