Loader VianaTV

Publicidade

31 Maio, 2019

Psicóloga cumpre em 2019 o sonho de ser mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia

Icone videoCover youtube

Publicidade

GRUPO MUSICAL ARCO IRIS_EVENTO

Uma psicóloga de Viana do Castelo, de 25 anos, vai ser o rosto, este ano, do cartaz da Romaria d’Agonia que habitualmente anuncia a festa dentro e fora do país. Salomé Silva confessa sentir um misto de nervosismo e de orgulho, agora que finalmente já acredita que o cartaz para o qual posou como mordoma foi mesmo o escolhido.

“Foi uma surpresa invadida por uma alegria imensa. Ainda fiquei uns dias sem acreditar, mas com o passar do tempo consegui interiorizar a ideia e juntar ao sentimento de felicidade o peso da responsabilidade de representar as pessoas numa Romaria que é tão nossa”, explicou Salomé Silva, residente em Darque, Viana do Castelo.

O cartaz, da autoria da designer Ana Rocha, de Vila Franca, Viana do Castelo, conta com a fotografia da autoria de Carlos Verde e foi selecionado pelo Júri, entre um total de 83 propostas, no âmbito do habitual concurso público.

A proposta vencedora foi apresentada publicamente hoje, 31 de maio, em Viana do Castelo. A partir de hoje, os olhos vão estar colocados em Salomé Silva e no seu traje (Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente designado por “à moda de Santa Marta de Portuzelo”. Este traje, usado no passado em dias de grande festa, pelas filhas dos lavradores em algumas freguesias da Ribeira Lima, tratava-se de um símbolo de estatuto social, da condição de se ser filha de um lavrador, gentes com casa, terras e bens. Assim, no cartaz deste ano vemos um Traje à Vianesa vermelho, destacando-se as particularidades desta tipologia de traje: camisa de linho bordada a azulão; saia listrada às riscas vermelhas, pretas e brancas, com uma barra de fazenda preta bordada a branco; avental de rosas tecido no tear; colete e algibeira ricamente bordados; lenços de cornucópias franjados em lã; meias de algodão rendadas e chinelas. Colmatando todo este conjunto encontrámos algumas peças de ourivesaria popular portuguesa) adornado com o ouro cedido por amigos. Assim, esta psicóloga de profissão prepara-se para concretizar um sonho: “Completamente. Representar os vianenses na nossa Romaria será um desafio e será certamente muito cansativo, mas sem dúvida alguma é um sonho tornado realidade”, assumiu.

Um ano que será de estreias já que, recorda, apesar de participar “com entusiasmo” em todos os momentos da festa, até agora era só do lado de fora, como espectadora.

“Desde muito nova que acompanho todos os dias da Romaria d’Agonia e o papel que a ‘menina do cartaz’ expressa sempre me fascinou. É uma representatividade total da mulher e do povo vianense e, como tal, certamente uma experiência imbatível”, contou ainda.

Para Salomé, assim como milhares de outras famílias vianenses, a Romaria, além da devoção e da festa, é também momento de reencontro. Em 2019 isso volta a acontecer, embora com uma “emoção especial” e com cinco dias de festa pela frente, em que já só pensa em “corresponder às expectativas” dos vianenses.

“Para mim a Romaria d’Agonia é o momento mais esperado do ano. É durante a Romaria que vivo os dias mais divertidos, devotos e culturalmente ricos do meu ano. Há já alguns anos que não tínhamos a Romaria com cinco dias de festa. Será um desafio a diversos níveis, no entanto sinto-me preparada para o enfrentar”, assumiu.

O cartaz de 2019 foi idealizado por Ana Rocha, que depois de concorrer em 2015 viu agora uma proposta da sua autoria vencer o concurso. Sobre a simbologia do cartaz, diz que é “objetiva” porque pretende apenas honrar Nossa Senhora d’Agonia, a padroeira da festa.

“Aqui conseguimos sentir os dois lados da romaria no seu sentimento mais puro, descreve ainda a autora do cartaz.

Ana Rocha não esconde a emoção da escolha do cartaz que idealizou, ao permitir-lhe “projetar algo que é tão nosso, tentando abordar a festa pelo seu sentimento mais profundo”.

“Acima de tudo senti orgulho ao saber que tínhamos sido escolhidos. Orgulho no que fizemos e orgulho no sentimento que iremos proporcionar a todos os vianenses que sentem a festa como nós sentimos”, concluiu.

Autor: Hugo Puga

Comentários

Últimas notícias

Últimos programas

Publicidade

Confiauto_EventoTaQi_Evento Noticia_banner