Loader VianaTV

Publicidade

14 Maio, 2019

Estudantes colaboraram em ação de substituição de invasoras por espécies nativas nas cascatas do Pincho

Estudantes colaboraram em ação de substituição de invasoras por espécies nativas nas cascatas do Pincho

Galeria

Ver mais

Publicidade

GRUPO MUSICAL ARCO IRIS_EVENTO

O Município de Viana do Castelo promoveu uma ação de limpeza de espécies invasoras e plantação de espécies autóctones nas cascatas do Pincho, classificado como Monumento Natural da Ferida Má. Esta atividade integra o programa que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a realizar no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza (Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021).

A atividade reuniu 24 alunos e 2 professores do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Monserrate, juntamente com a equipa de sapadores 21-111, coordenados pelos técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, numa área de hectare no baldio da Montaria.

A limpeza decorreu junto da margem do rio Âncora, no largo de acesso à cascata do Pincho, onde os alunos participaram no corte e remoção de acácias. Os carvalhos utilizados na plantação foram semeados e cuidados ao longo dos últimos meses por cada um dos alunos na escola, tendo cada um realizado a plantação do seu carvalho e identificado a respetiva planta para, no futuro, poderem fazer a sua manutenção.

Para além da sensibilização que a própria escola tem vindo a fazer com esta turma para temas como a biodiversidade, prevenção florestal e defesa da floresta contra os incêndios em locais especiais de preservação, como os Monumentos Naturais classificados, os alunos viram de perto o trabalho que está em causa e sobretudo a dificuldade que existe na manutenção destes espaços.

Autor: Viana TV

Comentários

Últimas notícias

Últimos programas

Publicidade

Confiauto_EventoTaQi_Evento Noticia_banner