Loader VianaTV

Publicidade

19 Maio, 2019

Câmara Municipal lamenta morte de Nuno Lima de Carvalho

Câmara Municipal lamenta morte de Nuno Lima de Carvalho

Publicidade

GRUPO MUSICAL ARCO IRIS_EVENTO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lamenta a morte de uma das suas figuras proeminentes. Nuno Lima de Carvalho, Cidadão de Mérito de Viana do Castelo, foi um dos embaixadores da cultura da região e do país, pelo que o executivo municipal lamenta a perda deste ilustre cidadão.

Nuno Lima de Carvalho teve um vasto curriculum ligado às artes. Nasceu em Vila Franca, Viana do Castelo, e foi impulsionador da Galeria de Arte do Casino Estoril, que dirigia desde 1975, membro do júri do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural e dos prémios literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís – Revelação, instituídos pela Estoril Sol, Nuno Lima de Carvalho foi o responsável dos Salões de Outono e dos Salões Internacionais de Pintura Naïf desta entidade.

Foi um dos promotores da criação do Museu de Arte Primitiva Moderna de Guimarães e dinamizador da representação portuguesa no Museu Internacional de Pintura Naïf de Jaen, em Espanha.

Lima de Carvalho “promoveu a criação do Prémio Literário Fernando Namora”, foi editorialista do jornal A Voz, colaborador da imprensa regional e privou com escritores como os brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Zelia Gattai, que também recordou no livro “Duas Vidas. Muitas Vidas”, memórias de seis décadas de trabalho nas áreas das artes e dos espetáculos, em particular, que publicou em 2016.

Entre outras distinções, Nuno Lima de Carvalho recebeu o Grau de Oficial da Ordem Infante D. Henrique, a comenda da Ordem de Mérito Civil de Espanha e a Ordem de Mérito Pêro Vaz de Caminha, do Brasil. Era cidadão de mérito de Cascais e designado cidadão de Salvador da Bahia, no Brasil.

Autor: Hugo Puga

Comentários

Últimas notícias

Últimos programas

Publicidade

Confiauto_EventoTaQi_Evento Noticia_banner