Loader VianaTV

Publicidade

18 Outubro, 2019

Câmara Municipal investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do concelho

Câmara Municipal investe mais de 240 mil euros para promover desportos náuticos nas escolas do concelho

Publicidade

GRUPO MUSICAL ARCO IRIS_EVENTO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, atribuir mais de 240 mil euros a diversos clubes que são parceiros da autarquia na promoção dos projetos desportivos Náutica nas Escolas, Náutica para Todos e Natação nas Escolas do 1º CEB.

O executivo aprovou, assim, atribuir mais de 162 mil euros para que quatro clubes promovam o projeto Náutica nas Escolas, que desenvolve os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho. O Município tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com agrupamentos escolares e os clubes náuticos e, para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física, torna-se necessário que sejam disponibilizados os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários pelos clubes.

Assim, a autarquia vai transferir uma verba mensal para o Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana.

A Câmara Municipal volta também a firmar protocolo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo para promoção do projeto Náutica para Todos. A autarquia tem perspetivado a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos, adaptadas, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula.

Considerando o apoio aos 42 alunos de turmas do ensino básico de 6 agrupamentos de escolas e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, o protocolo do projeto é renovado no valor de 5.000 euros mensais, no presente ano letivo, num apoio global de 50.000 euros.

Para o projeto de Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), o executivo deliberou atribuir 2.857 euros mensais a distribuir entre Escola Desportiva de Viana e Viana Natação Clube, para que todos os alunos do 1º ciclo tenham acesso ao ensino da natação, numa atividade integrada nos currículos, somando um apoio global de 28.570.

Autor: Hugo Puga

Comentários

Últimas notícias

Últimos programas

Publicidade

Confiauto_EventoTaQi_Evento Noticia_banner