Loader VianaTV

Publicidade

11 Julho, 2019

23º Concurso Gastronómico na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo “Galo de Barcelos” vai reinar, por uma noite, em Ponte de Lima

23º Concurso Gastronómico na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo “Galo de Barcelos” vai reinar, por uma noite, em Ponte de Lima

Publicidade

GRUPO MUSICAL ARCO IRIS_EVENTO

Evento que assinala o final de mais um ano letivo acontece, esta sexta-feira, dia 12, pelas 20h

O desafio está lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC para mais uma edição do Concurso Gastronómico. O evento, que vai já na 23ª edição, desafia os participantes a criar iguarias alusivas ao tema “Galo de Barcelos” para serem degustadas no dia 12 de julho, no Mosteiro de Refóios.

O evento deste ano tem como principais objetivos valorizar a qualidade e promover o Galo da Confraria como um produto tradicional, de elevada qualidade, e que preserva todas as caraterísticas que tornaram o galo assado um ex-libris da gastronomia barcelense.

A edição deste ano conta com uma série de eventos eu vão abrilhantar ainda mais o vento como a inauguração de dois novos laboratórios, num investimento a rondar os 300 mil euros, e um desfile que pretende sensibilizar e alertar para as questões ambientais.

ESA inaugura dois novos laboratórios – investimento ronda os 300 mil euros

Em noite de festa a direção da Escola Superior Agrária do IPVC vai inaugurar dois novos laboratórios:

Adega experimental – é um espaço que vai permitir desenvolver investigação na área dos vinhos, espumantes, cerveja, cidra e outras bebidas fermentadas, nomeadamente Kombucha.

Tecnologias Pós-Colheita – laboratório equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação, que permite desenvolver investigação na área da fruticultura, sobre técnicas de conservação de frutos, permitindo aumentar o tempo de vida útil destes alimentos.

O investimento nestas duas unidades ronda os 300 mil euros.

Novo verde – Packaging Universities Award – desfile alerta para as questões ambientais

A noite será igualmente aproveitada para alertar para as questões ambientais com a iniciativa- Comunicar Ambiente através da Arte – que se enquadra no âmbito do projeto CAFE – Consciência Ambiental para o Fim da Embalagens, que resultou do concurso – Novo verde – Packaging Universities Award – no qual a ESA foi distinguida com o 1.º prémio (Região Norte). Assim a noite será abrilhantada com um desfile que contará com a participação de 20 modelos (alunas e professoras da Escola Superior Agrária), que irão vestir peças confecionadas pela artista plástica Maria Luísa Manso, com resíduos de embalagens e outros. Em simultâneo com o desfile, está prevista uma performance artística com a participação da artista Ana Maria Pintor.

O objetivo é sensibilizar para a necessidade de redução dos resíduos de embalagem.

Para além do concurso, que culminará com o jantar, haverá espaço para atuações musicais e muita diversão para além da respetiva entrega de prémios.

O serão continuará noite dentro com o convívio no Bar da Associação de Estudantes da ESA. O evento arranca às 20h e a primeira atuação está prevista para as 21h30.

Programa:

20:00 h – Concurso Gastronómico “O Galo de Barcelos”

20:00 h – Jantar

21:30 h – Comunicar ambiente através da arte, Eco Escola ESA-IPVC  (prémio Packaging Universities Award – Novo Verde).

22:00 h – Entrega dos Prémios

22:30 h – Atuação da TUNESA

22:45 h – Atuação da TESA

“Noite dentro” – Festa Convívio no BESA (Bar da Associação de Estudantes da ESA

A ESA-IPVC com o apoio de várias organizações, associações de criadores e produtores, tem vindo a promover anualmente produtos animais e vegetais do Entre Douro e Minho (EDM): coelho (1996), cabrito (1997), porco (1998), vitela barrosã (1999), frango de campo (2000), produtos vegetais (2001), vinho na gastronomia (2002), anho de entre douro e minho (2003), vitela minhota (2004), fumeiro de melgaço (2005), carne de pato e kiwi (2006), agricultura biológica (2007), carne de cachena (2008) raças autóctones de galinhas (2009), cogumelos (2010), cabrito em modo de produção biológico (2012), leitão de raça bísara (2013), coelho no mosteiro (2014), truta no mosteiro (2015), porco bísaro (2016), sardinha (2017) e leite e produtos lácteos (2018).

Autor: Tiago Ferreira

Comentários

Últimas notícias

Últimos programas

Publicidade

Confiauto_EventoTaQi_Evento Noticia_banner